




O que é o projeto?
Através da comunidade no WhatsApp e Telegram, o projeto + SABER da apoio e auxilio, para todos os alunos que desejam passar na prova do ENCCEJA com objetivo de concluir com sucesso o Primeiro e Segundo Grau. Todo o conteúdo para os estudos é enviado de maneira organizada na comunidade, você encontrará as regras da prova oficial, um suporte dedicado e uma comunidade ativa e colaborativa.
Benefícios de fazer a prova do ENCCEJA.
A prova do ENCCEJA é uma oportunidade única para você alcançar seus objetivos. Ao passar na prova, você vai impulsionar sua carreira e abrir novas portas. Confira abaixo os principais recursos que você terá ao conquistar sua certificação no ENCCEJA.
01.
Certificação reconhecida
02.
Melhores oportunidades
03.
Acesso a programas de educação
04.
Desenvolvimento pessoal
05.
Crescimento profissional
Mural de vencedores!
Abra as portas para novas oportunidades!

Bora turbinar seus estudos e conquistar o seu diploma do Ensino Fundamental e Médio com o MAIS SABER?
Junte-se a essa comunidade vibrante de estudantes que, como você, desejam alcançar seus objetivos e construir um futuro melhor através da educação!
A comunidade no WhatsApp ou Telegram do Projeto Mais Saber, é onde você pode trocar informações, tirar dúvidas, debater, compartilhar conhecimento e aprender, com o direcionamento de uma equipe focada, em te ajudar a passar na prova do ENCCEJA. No site oficial do ENCCEJA gerenciado pelo INEP, é possível encontrar todas as informações, sobre quando e como, sobre o que fazer antes da prova, durante e depois de ter sido aprovado, por isso a equipe do Projeto Mais Saber se uniu para ajudar a organizar todas essas informações para você, e criar um direcionamento didático focado na aprovação do aluno no ENCCEJA.
Por isso não perca tempo e venha para nossa comunidade, você consegue e merece um futuro de sucesso!
Apresentação
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.
O Encceja é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
São finalidades do Encceja: construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do Exame; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar; construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no processo de certificação; construir parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do trabalho; possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre educação brasileira.
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam ao art. 38, §1º e §2º da Lei de Diretrizes e Base (LDB), a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996: tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenham, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio. Para realizar a inscrição é necessário ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.
As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares:
Ensino Fundamental
-
Ciências Naturais;
-
Matemática;
-
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
-
História e Geografia.
Ensino Médio
-
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
-
Matemática e suas Tecnologias;
-
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
-
Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).














